SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Children in Nature: lived experiences, knowledge and belongingThe City as an Educational Space: for a spatial pedagogic practice with teacher education students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

NOGUERA, Renato  and  ALVES, Luciana Pires. Infâncias Diante do Racismo: teses para um bom combate. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e88362.  Epub July 04, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688362.

Este artigo discute brevemente a infância como noção, categoria e conceito. Vamos problematizar o racismo e as formulações que associam África à infância da humanidade. O objetivo é enfrentar a adultidade como o grande perigo da vida. O texto traz resultados de pesquisas de campo realizadas em 2016 e 2017 e uma análise do filme Cores e Botas (2010); nas duas situações, crianças negras se deparam com desafios sociorraciais. A partir de diálogos com diversos autores e autoras, tais como Mbembe, Oyewumi e Bispo dos Santos, propomos teses infantis de superação do racismo, para que a mais-valia de vida seja uma afirmação da infância como modo de colocar o desejo além da falta e das armadilhas da mercadoria.

Keywords : Infâncias; Racismo; Adultidade; Mais-Valia de Vida.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )