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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

NOGUERA, Renato  y  ALVES, Luciana Pires. Infâncias Diante do Racismo: teses para um bom combate. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e88362.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688362.

Este artigo discute brevemente a infância como noção, categoria e conceito. Vamos problematizar o racismo e as formulações que associam África à infância da humanidade. O objetivo é enfrentar a adultidade como o grande perigo da vida. O texto traz resultados de pesquisas de campo realizadas em 2016 e 2017 e uma análise do filme Cores e Botas (2010); nas duas situações, crianças negras se deparam com desafios sociorraciais. A partir de diálogos com diversos autores e autoras, tais como Mbembe, Oyewumi e Bispo dos Santos, propomos teses infantis de superação do racismo, para que a mais-valia de vida seja uma afirmação da infância como modo de colocar o desejo além da falta e das armadilhas da mercadoria.

Palabras clave : Infâncias; Racismo; Adultidade; Mais-Valia de Vida.

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