SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2The City as an Educational Space: for a spatial pedagogic practice with teacher education studentsRepresentations of Women in Germaine Dulac's Visual Pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

PIOVEZAN, Patricia Regina  and  RI, Neusa Maria Dal. Flexibilização e Intensificação do Trabalho Docente no Brasil e em Portugal. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e81355.  Epub Mar 26, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623681355.

O principal objetivo deste texto é apresentar aos leitores uma análise sobre os impactos da flexibilização e da intensificação do trabalho na carreira dos professores do Brasil e de Portugal, ocorridos nos últimos 27 anos. Ainda, destacamos as principais legislações dos países que levaram à ampliação da flexibilização e intensificação do trabalho docente. Para o estudo, realizamos as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. A coleta de dados empíricos foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Embora o Brasil, Estado de São Paulo, e Portugal possuam realidades socioeconômicas, políticas e institucionais distintas, pudemos verificar que há uma convergência entre os países em relação ao fenômeno da precarização do trabalho docente.

Keywords : Flexibilização; Intensificação; Trabalho Docente; Brasil; Portugal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )