SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2A Cidade como Espaço Educador: por uma prática pedagógica espacial com estudantes de pedagogiaRepresentações de Mulher na Pedagogia Visual de Germaine Dulac índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

PIOVEZAN, Patricia Regina  e  RI, Neusa Maria Dal. Flexibilização e Intensificação do Trabalho Docente no Brasil e em Portugal. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e81355.  Epub 26-Mar-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623681355.

O principal objetivo deste texto é apresentar aos leitores uma análise sobre os impactos da flexibilização e da intensificação do trabalho na carreira dos professores do Brasil e de Portugal, ocorridos nos últimos 27 anos. Ainda, destacamos as principais legislações dos países que levaram à ampliação da flexibilização e intensificação do trabalho docente. Para o estudo, realizamos as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. A coleta de dados empíricos foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Embora o Brasil, Estado de São Paulo, e Portugal possuam realidades socioeconômicas, políticas e institucionais distintas, pudemos verificar que há uma convergência entre os países em relação ao fenômeno da precarização do trabalho docente.

Palavras-chave : Flexibilização; Intensificação; Trabalho Docente; Brasil; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )