SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Representations of Women in Germaine Dulac's Visual PedagogyCultural Practices and Language Games among the Xakriabá Peoples author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

RODRIGUES, Walace; ALBUQUERQUE, Francisco Edviges  and  MILLER, Michol. Decolonizando o Ensino de Língua Inglesa para Populações Indígenas Brasileiras. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e81725.  Epub Mar 25, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623681725.

Este artigo investiga a concepção e os métodos dos currículos de English language teaching (ELT) no contexto da educação indígena brasileira. Pela lei federal brasileira, o inglês é um requisito curricular obrigatório para todos, incluindo os estudantes indígenas. Este artigo analisa as contribuições relevantes para a decolonização do ensino de inglês em contextos indígenas a partir de teorias pós-coloniais em educação, perspectivas sobre ELT decolonizado e teoria sociocultural da aprendizagem. Uma argumentação é feita para o desenvolvimento de currículos e de metodologias de ELT em colaboração com professores indígenas, a fim de priorizar suas comunidades, culturas e saberes tradicionais.

Keywords : Educação pós-colonial; Subalternidade; Educação Indígena; Ensino Decolonizado de Língua Inglesa.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )