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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

OLIVEIRA, Fernando Bonadia de. A Prática Espinosana de uma Educação Menor. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e81521.  Epub 05-Abr-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623681521.

O conceito de educação menor, proposto por Sílvio Gallo em trabalho publicado na Revista Educação & Realidade no ano de 2002, parte de um deslocamento do conceito de literatura menor, criado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. O objetivo deste artigo é identificar Bento de Espinosa (1632-1677), no contexto do século XVII, à prática de certa espécie de educação menor. Tal identificação será construída por meio de um exame de alguns aspectos da biografia do filósofo e de elementos colhidos de sua obra. Demonstra-se que Espinosa, em sua atividade como professor, manteve uma forma de educar não institucionalizada, desterritorializada e rizomática, assim como define o conceito de educação menor.

Palabras clave : Bento de Espinosa; Educação Menor; Desterritorialização; Rizoma.

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