SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Notes on the Reception of Álvaro Vieira Pinto’s Thought: the Vaz case and education in Consciência e Realidade NacionalDeveloping Flexibility in Mental Calculation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

KOYAMA, Jill  and  DESJARDIN, Suzanne. Construindo Pontes e Fronteiras com o Pensamento de Déficit. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e86415.  Epub Apr 05, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623686415.

Neste artigo, olhamos para um programa de transição do ensino médio para a faculdade voltado a preparar jovens latinxs que vivem no Arizona, um estado fronteiriço no sudoeste dos EUA, para que contornem, quiçá atravessem, fronteiras, incluídas aquelas associadas ao acesso à faculdade. Intencionalmente, problematizamos os discursos de situação de risco que reificam a natureza dessas paisagens fronteiriças dentro de enquadramentos neoliberais que visam explicar padrões educacionais de latinxs e que inspiram o programa de transição para a faculdade que examinamos. Demonstramos que, embora o programa forneça capital social e cultural, bem como suporte acadêmico temporário adicional necessário para que alunos do ensino médio atravessem os processos de ingresso na faculdade, ele também está envolto em perspectivas de déficit que enquadram xs latinxs como situação de risco devido a sua cultura, etnicidade e idioma, ou, inversamente, desconsideram inteiramente sua herança. Por fim, propomos recomendações para futuras pesquisas sobre programas preparatórios e de transição. Defendemos a inversão das análises para restituir e reconsiderar, e potencialmente desmantelar, as representações do pensamento deficitário de situação de risco, que ainda sustentam muitos programas destinados a mediar fronteiras vivenciadas por latinxs.

Keywords : Latinxs; Fronteira EUA-México; Transição para a faculdade; AVID.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )