SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Desenvolvendo Flexibilidade no Cálculo MentalO Enlace entre Psicanálise, Educação, Cinema e a Experiência Adolescente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ECCEL, Daiane. O Problema da Formação nos Escritos de Juventude de Hannah Arendt: uma investigação sobre a Bildung. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e84355.  Epub 31-Maio-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684355.

Com exceção do texto Crise na Educação, publicado na década de cinquenta, Hannah Arendt escreveu diretamente sobre esta temática em seus escritos de juventude, na década de trinta. No entanto, seu problema de pesquisa ainda não estava bem delineado e o destaque para ambos os textos está relacionado com o conceito de formação (Bildung) e não diretamente a respeito da educação e de suas instituições. Nosso objetivo neste artigo é investigar como o tema foi tratado por Hannah Arendt antes da sua imigração para os Estados Unidos e quais são os elementos que permanecerão em suas obras posteriores. Para tanto, nos ocuparemos com a investigação de dois textos: i) sua resenha a respeito da obra do pedagogo alemão Hans Weil, Die Entstehung des deutschen Bildungsprinzip (O surgimento do princípio alemão da Bildung), publicado em 1930 e ii) O Iluminismo e a questão judaica, de 1932.

Palavras-chave : Hannah Arendt; Filosofia da Educação; Bildung.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )