SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2The Issue of Formation in the Writings of Young Hannah Arendt: an investigation on Bildung author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

GURSKI, Rose; BARROS, Jane Fischer  and  STRZYKALSKI, Stéphanie. O Enlace entre Psicanálise, Educação, Cinema e a Experiência Adolescente. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e85002.  Epub May 31, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623685002.

Neste artigo, refletimos sobre alguns efeitos metodológicos para a pesquisa-intervenção com adolescentes que advêm do encontro entre Psicanálise, Educação e Cinema. Para isso, partimos da experiência que tivemos com o Cine na Escola, dispositivo através do qual ofertamos sessões de cinema em conjugação com a abertura de um espaço de circulação da palavra aos adolescentes de uma escola pública de nossa cidade situada em uma região com altos índices de violência e vulnerabilidade. Articulando a discussão ao conceito de profanação de Giorgio Agamben, propomos profanar o uso utilitário do cinema, evocando a dimensão do novo na passagem adolescente.

Keywords : Psicanálise; Educação; Cinema; Adolescência; Profanação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )