SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2O Problema da Formação nos Escritos de Juventude de Hannah Arendt: uma investigação sobre a Bildung índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

GURSKI, Rose; BARROS, Jane Fischer  y  STRZYKALSKI, Stéphanie. O Enlace entre Psicanálise, Educação, Cinema e a Experiência Adolescente. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e85002.  Epub 31-Mayo-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623685002.

Neste artigo, refletimos sobre alguns efeitos metodológicos para a pesquisa-intervenção com adolescentes que advêm do encontro entre Psicanálise, Educação e Cinema. Para isso, partimos da experiência que tivemos com o Cine na Escola, dispositivo através do qual ofertamos sessões de cinema em conjugação com a abertura de um espaço de circulação da palavra aos adolescentes de uma escola pública de nossa cidade situada em uma região com altos índices de violência e vulnerabilidade. Articulando a discussão ao conceito de profanação de Giorgio Agamben, propomos profanar o uso utilitário do cinema, evocando a dimensão do novo na passagem adolescente.

Palabras clave : Psicanálise; Educação; Cinema; Adolescência; Profanação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )