SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Autonomy and Curricula Policiespractices: an equation of roots and choicesExisting is Ordinary: resistance maps in the curricula and teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

NOVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84910.  Epub Sep 06, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684910.

O primeiro andamento do texto é dedicado a uma análise centrada nas políticas educativas e na organização da escola, procurando identificar o processo de metamorfose da escola que está a ocorrer nos dias de hoje. Em seguida, depois de uma ponte, o segundo andamento é dedicado à formação de professores, insistindo-se na necessidade de uma nova institucionalidade, juntando em triângulo as universidades, a profissão docente e as escolas da rede. O texto fecha com um breve epílogo sobre uma iniciativa excecional que acontece na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a criação de um Complexo de Formação de Professores.

Keywords : Complexo de Formação de Professores; Formação de Professores; Metamorfose da Escola; Modelo Escolar; Profissão Docente.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )