SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Autonomia e Políticaspráticas de Currículos: uma equação entre raízes e opçõesExistir é Ordinário: mapas de resistências nos currículos e na docência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

NOVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84910.  Epub 06-Sep-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684910.

O primeiro andamento do texto é dedicado a uma análise centrada nas políticas educativas e na organização da escola, procurando identificar o processo de metamorfose da escola que está a ocorrer nos dias de hoje. Em seguida, depois de uma ponte, o segundo andamento é dedicado à formação de professores, insistindo-se na necessidade de uma nova institucionalidade, juntando em triângulo as universidades, a profissão docente e as escolas da rede. O texto fecha com um breve epílogo sobre uma iniciativa excecional que acontece na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a criação de um Complexo de Formação de Professores.

Palabras clave : Complexo de Formação de Professores; Formação de Professores; Metamorfose da Escola; Modelo Escolar; Profissão Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )