SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Teachers and Their Education at a Time of School MetamorphosisTeacher Training and Education as a Political and Inclusive Project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

GARCIA, Alexandra  and  RODRIGUES, Allan. Existir é Ordinário: mapas de resistências nos currículos e na docência. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84915.  Epub Sep 06, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684915.

Diante das palavras docência, currículo e escola hoje, o verbo resistir soa como premissa incontornável às possibilidades de formas sociais mais justas, democráticas e solidárias. Partindo de resultados de pesquisas quanto à produção dos currículos e à formação docente, buscamos, através de narrativas docentes, mapear movimentos de resistência do público e do comum em práticas cotidianas. Argumentamos que as formas de resistência não se produzem, necessariamente, como respostas às lógicas hegemônicas e às pautas de redução da vida aos interesses econômicos. Resistir, no diálogo que estabelecemos com autores do campo da filosofia, das novas epistemologias e dos estudos do cotidiano, implica na produção comum e cotidiana das formas de existir.

Keywords : Cotidianos; Currículos; Práticas Docentes.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )