SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da EscolaFormación del Profesorado y Educación como Proyecto Político e Inclusivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

GARCIA, Alexandra  y  RODRIGUES, Allan. Existir é Ordinário: mapas de resistências nos currículos e na docência. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84915.  Epub 06-Sep-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684915.

Diante das palavras docência, currículo e escola hoje, o verbo resistir soa como premissa incontornável às possibilidades de formas sociais mais justas, democráticas e solidárias. Partindo de resultados de pesquisas quanto à produção dos currículos e à formação docente, buscamos, através de narrativas docentes, mapear movimentos de resistência do público e do comum em práticas cotidianas. Argumentamos que as formas de resistência não se produzem, necessariamente, como respostas às lógicas hegemônicas e às pautas de redução da vida aos interesses econômicos. Resistir, no diálogo que estabelecemos com autores do campo da filosofia, das novas epistemologias e dos estudos do cotidiano, implica na produção comum e cotidiana das formas de existir.

Palabras clave : Cotidianos; Currículos; Práticas Docentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )