SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3The Space in/of Art and in/of Education as (Re-)ExistenceOccupy Movement in Pernambuco: for a stimulated dialogue in Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BASTOS, Glaucia Soares  and  BARONI, Patricia Raquel. Sobrevivência das Escolas-Pirilampo como Modo de (Re)Existência. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84983.  Epub Sep 20, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684983.

O objetivo deste artigo é dialogar acerca das muitas lutas cotidianas pela sobrevivência das escolas brasileiras. Convivendo com negações e desqualificações diárias, muitas escolas vêm produzindo novos sentidos em suas práticas para sobreviverem. Sobrevivem, resistindo e (re)existindo. São outras didáticas, diferentes temporalidades, modos singulares de responder às imposições do sistema, dentre muitas e diversas maneiras produzidas que constituem a instância do fazer nas escolas. Considerando a complexidade das relações cotidianas, os processos de invisibilização que atuam em tais relações e as redes de solidariedade que delas emergem, discutiremos a ideia de sobrevivência como modo de (re)existência.

Keywords : Escola; Cotidiano; Sobrevivência; Resistência.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )