SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3O Espaço na/da Arte e na/da Educação como (Re)ExistênciaMovimento Ocupa em Pernambuco: por um diálogo estimulado na Educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BASTOS, Glaucia Soares  y  BARONI, Patricia Raquel. Sobrevivência das Escolas-Pirilampo como Modo de (Re)Existência. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84983.  Epub 20-Sep-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684983.

O objetivo deste artigo é dialogar acerca das muitas lutas cotidianas pela sobrevivência das escolas brasileiras. Convivendo com negações e desqualificações diárias, muitas escolas vêm produzindo novos sentidos em suas práticas para sobreviverem. Sobrevivem, resistindo e (re)existindo. São outras didáticas, diferentes temporalidades, modos singulares de responder às imposições do sistema, dentre muitas e diversas maneiras produzidas que constituem a instância do fazer nas escolas. Considerando a complexidade das relações cotidianas, os processos de invisibilização que atuam em tais relações e as redes de solidariedade que delas emergem, discutiremos a ideia de sobrevivência como modo de (re)existência.

Palabras clave : Escola; Cotidiano; Sobrevivência; Resistência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )