SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3O Espaço na/da Arte e na/da Educação como (Re)ExistênciaMovimento Ocupa em Pernambuco: por um diálogo estimulado na Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

BASTOS, Glaucia Soares  e  BARONI, Patricia Raquel. Sobrevivência das Escolas-Pirilampo como Modo de (Re)Existência. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84983.  Epub 20-Set-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684983.

O objetivo deste artigo é dialogar acerca das muitas lutas cotidianas pela sobrevivência das escolas brasileiras. Convivendo com negações e desqualificações diárias, muitas escolas vêm produzindo novos sentidos em suas práticas para sobreviverem. Sobrevivem, resistindo e (re)existindo. São outras didáticas, diferentes temporalidades, modos singulares de responder às imposições do sistema, dentre muitas e diversas maneiras produzidas que constituem a instância do fazer nas escolas. Considerando a complexidade das relações cotidianas, os processos de invisibilização que atuam em tais relações e as redes de solidariedade que delas emergem, discutiremos a ideia de sobrevivência como modo de (re)existência.

Palavras-chave : Escola; Cotidiano; Sobrevivência; Resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )