SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Movimento Ocupa em Pernambuco: por um diálogo estimulado na EducaçãoMaterial Curricular Paulista de Matemática: opção de uso por professores de um município paulista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ARTES, Amelia  y  MENA-CHALCO, Jesús Pascual. O Programa de Bolsas da Fundação Ford: 12 anos de atuação no Brasil. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e81653.  Epub 20-Mayo-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623681653.

O objetivo deste trabalho é avaliar a primeira iniciativa de ação afirmativa para a pós-graduação desenvolvida no Brasil, o Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford (IFP) com a caracterização de seus beneficiários. O Programa ofertou bolsas de pós-graduação para candidatos de cor/raça preta, parda e indígena, moradores, preferencialmente, das regiões norte, nordeste e centro-oeste. Com base em dados dos cadastros do Programa e da Plataforma Lattes, foi possível tanto a identificação dos 343 bolsistas quanto sua caracterização cientométrica. A contribuição deste trabalho recai na sumarização de informações sobre o real impacto do programa no contexto nacional e sua importância nas trajetórias acadêmicas dos beneficiários.

Palabras clave : Fundação Ford; Ação Afirmativa; Bolsistas; Caracterização Acadêmica; Currículo Lattes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )