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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MORELATTI, Maria Raquel Miotto et al. Material Curricular Paulista de Matemática: opção de uso por professores de um município paulista. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e81677.  Epub 20-Mayo-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623681677.

Este artigo analisa o material referente ao Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, vigente a partir de 2008, e as percepções dos professores quanto à sua utilização. Trata-se de uma investigação qualitativa, de delineamento analítico-descritivo, fundamentada na análise do material e no questionário aplicado a 80 professores de Matemática da rede pública de ensino do município de Presidente Prudente (SP). O material não aponta mudanças significativas nos conteúdos em relação a currículos anteriores, mas estabelece situações de aprendizagem como organizadoras do ensino. Os resultados evidenciam que a maioria dos professores não usaria espontaneamente o material. As justificativas por eles apresentadas se referem predominantemente à falta de teoria do material e à defasagem de conhecimento do aluno.

Palabras clave : Currículo; Proposta Curricular; Professores de Educação Básica; Ensino de Matemática.

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