SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Animarse a: políticas curriculares, retórica reformista y responsabilizaciónTeoria Fundamentada: metodologia aplicada na pesquisa em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SEVERO, Ricardo Gonçalves; GONCALVES, Suzane da Rocha Vieira  y  ESTRADA, Rodrigo Duque. A Rede de Difusão do Movimento Escola Sem Partido no Facebook e Instagram: conservadorismo e reacionarismo na conjuntura brasileira. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84073.  Epub 06-Ago-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684073.

O artigo discute o modo como o pensamento conservador vem sendo difundido por meio das redes sociais a partir dos apoiadores do Movimento Escola Sem Partido. Partimos da análise das mídias sociais Facebook e Instagram, procurando verificar quem são os apoiadores do ESP e o modo como seu discurso se estrutura nas mídias sociais. Apontamos quem são os proponentes e defensores do ESP, bem como que esta proposta não é apartidária, pois possui fortes vínculos com grupos reacionários com projeto de poder. Além disso, verificamos que os apoiadores do ESP atuam de maneira militante nas mídias sociais, difundindo abertamente valores conservadores, em especial contra o debate de gênero.

Palabras clave : Escola Sem Partido; Conservadorismo; Mídias Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )