SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3The Diffusion Network of the School without Party project on Facebook and Instagram: conservatism and reactionarism in the Brazilian conjunctureAdolescence and the Occupy School: returning of a question? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

PRIGOL, Edna Liz  and  BEHRENS, Marilda Aparecida. Teoria Fundamentada: metodologia aplicada na pesquisa em educação. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84611.  Epub Aug 06, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684611.

A teoria fundamentada é pouco utilizada nas pesquisas em educação e apresenta diferentes modos de interpretação, de acordo com a vertente (straussiana ou construtivista). Este artigo questiona como caracterizar os passos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e as possíveis aplicações na pesquisa em educação, limitando-se a descrever os passos para coletar e analisar os dados na pesquisa realizada com a teoria fundamentada. Para isso, utilizou-se base teórico-exploratória, por possibilitar um aprofundamento do objeto de estudo e o estabelecimento de bases para futuras pesquisas. A experiência vivida com essa metodologia permitiu fazer a comunicação de maneira refletida, que poderá ser de grande valia para os pesquisadores na área da educação.

Keywords : Educação; Metodologia; Teoria Fundamentada.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )