SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3A Rede de Difusão do Movimento Escola Sem Partido no Facebook e Instagram: conservadorismo e reacionarismo na conjuntura brasileiraAdolescência e o Ocupa Escola: retorno de uma questão? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

PRIGOL, Edna Liz  e  BEHRENS, Marilda Aparecida. Teoria Fundamentada: metodologia aplicada na pesquisa em educação. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84611.  Epub 06-Ago-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684611.

A teoria fundamentada é pouco utilizada nas pesquisas em educação e apresenta diferentes modos de interpretação, de acordo com a vertente (straussiana ou construtivista). Este artigo questiona como caracterizar os passos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e as possíveis aplicações na pesquisa em educação, limitando-se a descrever os passos para coletar e analisar os dados na pesquisa realizada com a teoria fundamentada. Para isso, utilizou-se base teórico-exploratória, por possibilitar um aprofundamento do objeto de estudo e o estabelecimento de bases para futuras pesquisas. A experiência vivida com essa metodologia permitiu fazer a comunicação de maneira refletida, que poderá ser de grande valia para os pesquisadores na área da educação.

Palavras-chave : Educação; Metodologia; Teoria Fundamentada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )