SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Grounded Theory: methodology applied in education researchWomen’s Education in Latin America: a decolonial look author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

COUTINHO, Luciana Gageiro  and  POLI, Maria Cristina. Adolescência e o Ocupa Escola: retorno de uma questão?. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e87596.  Epub Aug 06, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623687596.

O artigo aborda a operação da adolescência em contextos que possibilitam a subversão discursiva e o questionamento do lugar de mestria no laço social. Para tanto, focaliza-se o movimento Ocupa Escola e são tecidas aproximações com o movimento de maio de 1968. Na interface entre a psicanálise, a educação, e a política, analisa-se os laços sociais presentes nas ocupações de escolas, seja através da concepção de fratria, extraída do paradigma freudiano, seja pela proposição dos discursos em Lacan. As ocupações permitem pensar sobre a possibilidade de instauração de novos modos de fazer laço dentro da escola, protagonizados pelos adolescentes, que dão lugar ao desejo e ao singular na transmissão do saber.

Keywords : Adolescência; Psicanálise; Educação; Laço Social; Movimentos Juvenis.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )