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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA, Régia Cristina e TAVARES, Jonathan Mendes. Os Atlas Anatômicos como Pedagogia Cultural e o Pós-Vida das Imagens. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e89165. Epub 20-Set-2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623689165.
Os atlas anatômicos, ao forjarem formas físicas únicas do corpo humano, partindo de uma coerência objetiva entre os órgãos e suas funções, cumprem a tarefa de manter, via imagens anatômicas, certa ideia de corpo e de sujeito. Ao pensarmos a corporeidade como composição de forças biológicas e culturais, as formas por meio das quais ela é apresentada não coincidem com o corpo biológico nem com sua ordem estruturante, mas, antes, constituem-se como um mapa em aberto, conectando linhas que se movem na imanência dos processos vitais. Objetivamos apresentar, neste texto, tais atlas como pedagogia cultural, dado que, no contexto atual, todos os artefatos tornam-se pedagógicos, ao mesmo tempo em que são culturais.
Palavras-chave : Atlas Anatômico; Imagens Médicas; Pedagogias Culturais; Estudos Culturais em Educação.