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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

RODRIGUEZ, Luis Felipe de la Vega. Trajetórias de Melhoria Educacional no Chile: um estudo de caso. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e83185.  Epub 28-Out-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623683185.

O avanço na pesquisa sobre melhoria educacional tem gerado consenso acerca da necessidade de prestar mais atenção ao contexto no qual se desenvolve, bem como aos múltiplos níveis e participantes envolvidos. Nesta estrutura analítica, foi conduzido um estudo para identificar como as trajetórias de melhoria vivenciadas por escolas podem ajudar a compreender seus pontos fortes e fragilidades. Foram realizados oito estudos de caso em diferentes tipos de escolas chilenas, levando em conta suas características socioeconômicas e de desempenho acadêmico. Inicialmente este estudo avaliou a presença de atributos de melhoria educacional nas escolas. A seguir, foram conduzidas análises em profundidade das quatro escolas que alcançaram os escores mais elevados na avaliação. A partir dos resultados obtidos, foi elaborado um modelo explicativo para descrever as trajetórias de melhoria educacional das escolas analisadas. Este modelo envolve três estágios (trazer ordenamento, alcançar organização, e melhorar o ensino-aprendizagem), sendo que cada um inclui um processo principal.

Palavras-chave : Melhoria Educacional; Trajetórias de Melhoria; Avaliação Educacional; Estudo de Caso; Gestão da Educação.

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