SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Trajetórias de Melhoria Educacional no Chile: um estudo de casoPolítica Educacional no Ceará: processos estratégicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MORAES, Fabiano de Oliveira  y  SILVA, Sandra Kretli da. Deslimites da Palavra em Manoel de Barros: literatura menor e infância. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e86566.  Epub 28-Oct-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623686566.

Com o intuito de potencializar o devir-nômade que pulsa nas escolas e subversa os currículos, o artigo lança mão dos conceitos de literatura menor, língua menor, desterritorialização, reterritorialização, nomadismo, linhas molares, moleculares e de fuga, espaços liso e estriado, e máquina de guerra nômade (Deleuze, Guattari e Parnet), e de inutileza, inutensílio, infância, invenção, deslimite da palavra e idioleto manoelês (Barros) com o objetivo de problematizar os conceitos de lúdico, brincadeira e seriedade, e provocar possíveis produções de sentido a partir dos balbucios e gaguejos de crianças do 2º Ano em seu processo de reinvenção de uma linguagem estrangeira dentro de uma língua maior, em textos produzidos em uma oficina de leitura.

Palabras clave : Currículos; Infância; Literatura; Manoel de Barros.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )