SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4The Practicum of Social Sciences at Two Ibero-American UniversitiesInfants, Museums and Mediation: from the aesthetic dimension to relationships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

NEVES, Eloiza Dias. Identidades Docentes numa Escola Pública de Elite Portuguesa. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e88939.  Epub Oct 28, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688939.

Este artigo versa sobre as identidades profissionais de oito professores de uma escola básica pública lisboeta, à luz da tese de Claude Dubar. No estudo de caso, realizado em 2017-2018, a coleta de dados foi feita via entrevistas na linha de história de vida e questionários sobre aspectos sociais, econômicos e culturais. A análise da identidade biográfica mostra uma trajetória de professores que estudaram em escolas públicas, consideram-se dedicados e exigentes, além de que tiveram uma sólida formação profissional acadêmica. A identidade para o outro mostra que o grupo é tido como ativo e empreendedor pela comunidade e desenvolveu estilos pessoais de ensinar. A identidade relacional para si revela um exercício da docência focado na instrução de jovens da classe média-alta para o ensino superior.

Keywords : Identidades Docentes; Escola Básica; Estudo de Caso.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )