SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4El Prácticum de Ciencias Sociales en Dos Universidades IberoamericanasBebês, Museus e Mediação: da dimensão estética às relações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

NEVES, Eloiza Dias. Identidades Docentes numa Escola Pública de Elite Portuguesa. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e88939.  Epub 28-Oct-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688939.

Este artigo versa sobre as identidades profissionais de oito professores de uma escola básica pública lisboeta, à luz da tese de Claude Dubar. No estudo de caso, realizado em 2017-2018, a coleta de dados foi feita via entrevistas na linha de história de vida e questionários sobre aspectos sociais, econômicos e culturais. A análise da identidade biográfica mostra uma trajetória de professores que estudaram em escolas públicas, consideram-se dedicados e exigentes, além de que tiveram uma sólida formação profissional acadêmica. A identidade para o outro mostra que o grupo é tido como ativo e empreendedor pela comunidade e desenvolveu estilos pessoais de ensinar. A identidade relacional para si revela um exercício da docência focado na instrução de jovens da classe média-alta para o ensino superior.

Palabras clave : Identidades Docentes; Escola Básica; Estudo de Caso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )