SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4Teaching Identities in an Elite State School in PortugalQualitative Analysis on the Academic Work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CARVALHO, Cristina  and  SANTOS, Maria Emília Tagliari. Bebês, Museus e Mediação: da dimensão estética às relações. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e89405.  Epub Oct 28, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623689405.

A pesquisa apresentada neste artigo é parte da dissertação de mestrado ‘Bebês no Museu de Arte: Processos, Relações e Descobertas’. A partir da análise de sessões do programa No Colo, do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, buscou-se compreender a inclusão de bebês nos programas de educação em museus de arte. Com base na investigação e análise das práticas em questão, em diálogo com o referencial teórico adotado - Vigotski, Trevarthen, Vecchi - constatou-se que o contato com os artefatos, com as experiências coletivas e com as propostas de experimentação sensorial pode ser significativo para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos bebês e para sua inserção na cultura. A inclusão desse público pode oportunizar novas maneiras de estar e pensar os espaços expositivos, contribuindo para sua democratização e ampliação do repertório de mediação.

Keywords : Arte; Museus; Educação; Bebês; Estética.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )