SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Identidades Docentes numa Escola Pública de Elite PortuguesaAnálise Qualitativa do Trabalho Acadêmico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CARVALHO, Cristina  y  SANTOS, Maria Emília Tagliari. Bebês, Museus e Mediação: da dimensão estética às relações. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e89405.  Epub 28-Oct-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623689405.

A pesquisa apresentada neste artigo é parte da dissertação de mestrado ‘Bebês no Museu de Arte: Processos, Relações e Descobertas’. A partir da análise de sessões do programa No Colo, do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, buscou-se compreender a inclusão de bebês nos programas de educação em museus de arte. Com base na investigação e análise das práticas em questão, em diálogo com o referencial teórico adotado - Vigotski, Trevarthen, Vecchi - constatou-se que o contato com os artefatos, com as experiências coletivas e com as propostas de experimentação sensorial pode ser significativo para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos bebês e para sua inserção na cultura. A inclusão desse público pode oportunizar novas maneiras de estar e pensar os espaços expositivos, contribuindo para sua democratização e ampliação do repertório de mediação.

Palabras clave : Arte; Museus; Educação; Bebês; Estética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )