SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4Infants, Museums and Mediation: from the aesthetic dimension to relationshipsLiterary Pseudo-Culture: the instrumentalization of literature in the new BNCC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BELGACEM, Fethi Bin Muhammad; MONTE-SERRAT, Dionéia Motta; CATTANI, Carlo  and  CABELLA, Daniela Monte-Serrat. Análise Qualitativa do Trabalho Acadêmico. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e90059.  Epub Oct 28, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623690059.

Este artigo faz uma análise qualitativa do que caracteriza o trabalho acadêmico em seus processos e elementos que se sobrepõem. Análise e teoria caminham juntas com base na teoria da Análise do Discurso para observar aspectos intrínsecos, que colocam a criatividade como produto essencial do trabalho acadêmico, e aspectos extrínsecos, necessários ao estabelecimento da confiança e da dignidade a fim de que esse trabalho alcance seus objetivos. Espera-se que essa abordagem se torne uma ferramenta útil para proteger a criatividade contra o abuso de poder e para mostrar como se constrói um trabalho científico equilibrado e ético, prevenindo a construção de um produto falacioso.

Keywords : Trabalho Acadêmico; Análise Qualitativa; Ética; Criatividade; Propriedade Intelectual.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )