SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4Research with Art: ethics and aesthetics of the existenceTo Say what cannot be Said: Adorno and the expression as formative attitude author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CHAGURI, Jonathas de Paula  and  MACHADO, Maria Cristina Gomes. Carneiro Leão e a Reforma das Línguas Estrangeiras no Brasil (1930-1934). Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e87897.  Epub Nov 14, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623687897.

Objetivamos analisar a proposta de Carneiro Leão para a reforma do ensino de línguas estrangeiras, no ensino secundário no Colégio D. Pedro II, entre 1930 e 1934. Os resultados mostram que Carneiro Leão foi favorável a uma reforma que contemplasse um estudo de forma ativa e dinâmica, possibilitando o engajamento no ideário de uma escola ativa. Com isso, Carneiro Leão inaugurou uma nova identidade ao estudo das línguas, garantindo um ensino contundentemente útil e prático, sem desvincular o caráter de promotor das humanidades aos homens que necessitavam de uma formação para os meios de produção do comércio e da indústria no país.

Keywords : Antônio Carneiro Leão; Reforma das Línguas Estrangeiras; Ensino Secundário Brasileiro.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )