SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4Carneiro Leão and the Reform of Foreign Languages in Brazil (1930-1934)The Ignorant Schoolmaster and other Stories about the School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CORREIA, Fábio Caires  and  PERIUS, Oneide. Dizer o que Não se Deixa Dizer: Adorno e a expressão como atitude formativa. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e88569.  Epub Nov 14, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688569.

Propomos discutir neste artigo o conceito de expressão presente na filosofia de Theodor Adorno. O objetivo é pensá-lo como atitude práxica formativa. Ao transformar a teoria num corpus acabado de verdade, a prática coisifica o pensamento e, por consequência, instrumentaliza a formação. No intuito de romper a lógica da linguagem da eficácia, própria da prática, encontramos na ideia de expressão um espaço possível para a revitalização ou reconfiguração crítica desta lógica formativa, isto é, encontramos nele uma teoria como resíduo de esperança.

Keywords : Expressão; Prática; Teoria; Educação; Theodor Adorno.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )