SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Carneiro Leão e a Reforma das Línguas Estrangeiras no Brasil (1930-1934)O Mestre Ignorante e outras Histórias sobre a Escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CORREIA, Fábio Caires  y  PERIUS, Oneide. Dizer o que Não se Deixa Dizer: Adorno e a expressão como atitude formativa. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e88569.  Epub 14-Nov-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688569.

Propomos discutir neste artigo o conceito de expressão presente na filosofia de Theodor Adorno. O objetivo é pensá-lo como atitude práxica formativa. Ao transformar a teoria num corpus acabado de verdade, a prática coisifica o pensamento e, por consequência, instrumentaliza a formação. No intuito de romper a lógica da linguagem da eficácia, própria da prática, encontramos na ideia de expressão um espaço possível para a revitalização ou reconfiguração crítica desta lógica formativa, isto é, encontramos nele uma teoria como resíduo de esperança.

Palabras clave : Expressão; Prática; Teoria; Educação; Theodor Adorno.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )