SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4To Say what cannot be Said: Adorno and the expression as formative attitudeLife Concept: a debate in the light of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

VALLE, Lílian de Aragão Bastos do. O Mestre Ignorante e outras Histórias sobre a Escola. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e90064.  Epub Nov 14, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623690064.

Sem dúvida a mais marcante característica da política educacional que vem sendo anunciada pelo novo governo brasileiro é a pretensão de fazer da formação moral o eixo das profundas mudanças pretendidas. Se, no campo das práticas, essa proposta ainda genérica parece de difícil execução, no terreno dos discursos ela reacende uma polêmica que se resolveu, na história da escola pública brasileira, pela aparente vitória do cognitivismo moderno sobre o conservadorismo de matriz religiosa. Pretendendo escapar aos limites desse antagonismo histórico, que teria levado da escola tradicional à escola moderna, o presente artigo propõe a análise de uma outra passagem - aquela que, na obra de Jacques Rancière, leva da crítica a um iluminismo bem-pensante até uma concepção que tem na experiência propriamente estética da realidade social e suas divisões seu principal fundamento.

Keywords : Escola Pública; Cognitivismo; Formação Moral; O Mestre Ignorante.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )