SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4The Ignorant Schoolmaster and other Stories about the School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

FERRARO, José Luís Schifino. O Conceito de Vida: uma discussão à luz da educação. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e90398.  Epub Nov 14, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623690398.

Recolocar o conceito de vida no centro da discussão epistemológica é essencial para que se possa compreender sua potência e seus efeitos no interior de um discurso que antes de pretender ser científico, é filosófico. Nesse sentido, o presente ensaio joga luzes sobre a vida inserindo-a em uma espécie de grade de inteligibilidade construída a partir de autores como Nietzsche, Bachelard, Canguilhem, Wittgenstein, Foucault, Deleuze, Guattari entre outros. Assim, trata-se de uma aproximação epistemológica possível para esse conceito no entrecruzamento da filosofia e das ciências biológicas com referências práticas que advém do campo da educação, onde percebemos sua funcionalidade.

Keywords : Conceito de Vida; Discurso sobre a Vida; Epistemologia; Educação; Biologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )