SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4O Mestre Ignorante e outras Histórias sobre a Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

FERRARO, José Luís Schifino. O Conceito de Vida: uma discussão à luz da educação. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e90398.  Epub 14-Nov-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623690398.

Recolocar o conceito de vida no centro da discussão epistemológica é essencial para que se possa compreender sua potência e seus efeitos no interior de um discurso que antes de pretender ser científico, é filosófico. Nesse sentido, o presente ensaio joga luzes sobre a vida inserindo-a em uma espécie de grade de inteligibilidade construída a partir de autores como Nietzsche, Bachelard, Canguilhem, Wittgenstein, Foucault, Deleuze, Guattari entre outros. Assim, trata-se de uma aproximação epistemológica possível para esse conceito no entrecruzamento da filosofia e das ciências biológicas com referências práticas que advém do campo da educação, onde percebemos sua funcionalidade.

Palavras-chave : Conceito de Vida; Discurso sobre a Vida; Epistemologia; Educação; Biologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )