SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Experiences in Graduate Studies, Behavior in Social Networks and Well-BeingEducation of Senses in Free Time: seeing as entertainment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

FERRARI, Anderson  and  OLIVEIRA, Bruna Tostes de. Marcas na Escola: pichação , grafite e subjetividades no ensino com arte. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e88923.  Epub Jan 30, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688923.

Como as imagens podem produzir alunos e alunas como sujeitos pertencentes, ou não, a um determinado lugar? Essa questão nos levou para o que é conhecido como pichação para entender os processos de constituição dos sujeitos em meio a discursos de valorização e desvalorização dessa expressão e marca na cidade. Trabalhamos com a perspectiva pós-estruturalista, com especial inspiração nos estudos de Michel Foucault para pensar que somos resultado de discursos atravessados por relações de poder. Assim, a pichação torna-se um problema de diferentes discursos imersos nos jogos de verdadeiro e falso que acabam por constituir esse objeto de pensamento.

Keywords : Pichação; Arte; Subjetividades; Escolas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )