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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

FERRARI, Anderson  y  OLIVEIRA, Bruna Tostes de. Marcas na Escola: pichação , grafite e subjetividades no ensino com arte. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e88923.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688923.

Como as imagens podem produzir alunos e alunas como sujeitos pertencentes, ou não, a um determinado lugar? Essa questão nos levou para o que é conhecido como pichação para entender os processos de constituição dos sujeitos em meio a discursos de valorização e desvalorização dessa expressão e marca na cidade. Trabalhamos com a perspectiva pós-estruturalista, com especial inspiração nos estudos de Michel Foucault para pensar que somos resultado de discursos atravessados por relações de poder. Assim, a pichação torna-se um problema de diferentes discursos imersos nos jogos de verdadeiro e falso que acabam por constituir esse objeto de pensamento.

Palabras clave : Pichação; Arte; Subjetividades; Escolas.

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