SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Education of Senses in Free Time: seeing as entertainmentCreativity, Authorship and Argumentation at School: subjectivity in discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

RODEGHIERO, Thiago Heinemann  and  RODRIGUES, Carla Gonçalves. Sobre o fazer junto em uma Obra-Aula: por uma linguagem menor na arte. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e90573.  Epub Jan 30, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623690573.

O presente artigo é um desdobramento de estudos sobre os conceitos de linguagem através de uma prática artística. A produção das atividades de Allan Kaprow e artistagem docente de Sandra Corazza são movimentadas a partir da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desse modo, as práticas docentes visam aos seus potenciais de criação. Os mecanismos de linguagem de artista são evidenciados e postos como devires para criar zonas de aproximação e vizinhança com a educação. Com isso, um conceito de obra-aula é pensado como forma de escapar às estruturas já dadas de modelos reprodutivistas de conteúdos programados da docência.

Keywords : Educação; Filosofias da Diferença; Arte Contemporânea.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )