SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Sobre o fazer junto em uma Obra-Aula: por uma linguagem menor na arteEstudio Crítico sobre la Investigación Empírica de Maria Helena Wagner Rossi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MARTINS, Noilma Alves  e  PACIFICO, Soraya Maria Romano. Criatividade, Autoria e Argumentação na Escola: subjetividade em discurso. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e91070.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623691070.

O objetivo da pesquisa foi investigar os sentidos que alunos do 5º ano de uma escola pública de Ribeirão Preto - SP, dão à linguagem escrita - à produção textual que possibilita a polissemia, criatividade e autoria. Foram realizadas rodas de conversa com os alunos para conhecimento de suas relações com a produção textual escrita e com a escola. A Análise de Discurso pecheuxtiana norteou a análise por meio de conceitos como subjetividade, discurso, ideologia, memória discursiva e autoria. Os resultados apontam que os discursos produzidos pelos alunos sobre a escrita, muitas vezes, apoiam-se nos discursos dominantes que circulam na sociedade; quando se apoiam em suas próprias subjetividades, aproximam-se mais da polissemia e da criatividade.

Palavras-chave : Discurso; Escrita; Criatividade; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )