SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Maria Helena Wagner Rossi’s Critical Study of Empirical ResearchAn Obnoxious Word: on the meeting between literature, writing and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro  and  CASTRO, Lucia Rabello de. Sentidos de Oportunidade da Escola para Jovens de Classes Populares Cariocas. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e91813.  Epub Jan 30, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623691813.

Neste artigo, buscamos analisar os sentidos de oportunidade que jovens pobres cariocas atribuem à escola e compreender se, para estes jovens, a escola e a escolarização possuem um valor no agora e/ou no depois imaginado. Participaram do estudo 51 jovens, estudantes de 9º ano do ensino fundamental, de duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, com idades entre 14 a 16 anos. Foram realizados três grupos de discussão, que ocorreram no formato de oficinas. Na análise dos sentidos de oportunidade e do valor atribuído pelos jovens à escola, foram focalizadas as relações intra e intergeracionais que se estabelecem neste espaço e a relação imaginária que estes jovens têm com o que virá depois da escola.

Keywords : Jovem; Oportunidades; Escola; Escola Pública.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )