SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Estudio Crítico sobre la Investigación Empírica de Maria Helena Wagner RossiUma Palavra Detestável: do encontro entre literatura, escrita e educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro  y  CASTRO, Lucia Rabello de. Sentidos de Oportunidade da Escola para Jovens de Classes Populares Cariocas. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e91813.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623691813.

Neste artigo, buscamos analisar os sentidos de oportunidade que jovens pobres cariocas atribuem à escola e compreender se, para estes jovens, a escola e a escolarização possuem um valor no agora e/ou no depois imaginado. Participaram do estudo 51 jovens, estudantes de 9º ano do ensino fundamental, de duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, com idades entre 14 a 16 anos. Foram realizados três grupos de discussão, que ocorreram no formato de oficinas. Na análise dos sentidos de oportunidade e do valor atribuído pelos jovens à escola, foram focalizadas as relações intra e intergeracionais que se estabelecem neste espaço e a relação imaginária que estes jovens têm com o que virá depois da escola.

Palabras clave : Jovem; Oportunidades; Escola; Escola Pública.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )