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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
GARCIA, Silas Sampaio e AQUINO, Julio Groppa. Uma Palavra Detestável: do encontro entre literatura, escrita e educação. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e93433. Epub 30-Jan-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623693433.
Perspectivando as práticas literárias no escopo das pedagogias culturais, o presente ensaio analisa os (contra)efeitos da voz pública dos escritores - de circulação sobretudo jornalística - como vetor de um controle difuso dos modos de escrita não literários, incluindo os escolares. Na companhia teórica de Michel Foucault, argumenta-se que a literatura, quando associada a um leitmotiv pedagógico, converte-se em um aparato veridictivo-subjetivador sustentado pela discursividade em torno dos escritores, acarretando um problema político no que tange à liberdade da escrita. Por fim, advoga-se em favor de um endereçamento desimpedido ao gesto escritural, capaz de desdobrá-lo em uma miríade de efetuações possíveis.
Palavras-chave : Literatura; Escrita; Escritores; Pedagogia Cultural; Michel Foucault.