SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Sentidos de Oportunidade da Escola para Jovens de Classes Populares CariocasA Hora das Crianças: infância, estética e política em Benjamin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

GARCIA, Silas Sampaio  e  AQUINO, Julio Groppa. Uma Palavra Detestável: do encontro entre literatura, escrita e educação. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e93433.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623693433.

Perspectivando as práticas literárias no escopo das pedagogias culturais, o presente ensaio analisa os (contra)efeitos da voz pública dos escritores - de circulação sobretudo jornalística - como vetor de um controle difuso dos modos de escrita não literários, incluindo os escolares. Na companhia teórica de Michel Foucault, argumenta-se que a literatura, quando associada a um leitmotiv pedagógico, converte-se em um aparato veridictivo-subjetivador sustentado pela discursividade em torno dos escritores, acarretando um problema político no que tange à liberdade da escrita. Por fim, advoga-se em favor de um endereçamento desimpedido ao gesto escritural, capaz de desdobrá-lo em uma miríade de efetuações possíveis.

Palavras-chave : Literatura; Escrita; Escritores; Pedagogia Cultural; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )