SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Uma Palavra Detestável: do encontro entre literatura, escrita e educaçãoRepresentações Intermediárias na Aprendizagem de Situações Combinatórias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SANCHES, Eduardo Oliveira; RAMOS, Estéfani Dutra  e  SILVA, Divino José da. A Hora das Crianças: infância, estética e política em Benjamin. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e90280.  Epub 12-Fev-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623690280.

Em seus escritos sobre modernidade, técnica e reprodutibilidade técnica Benjamin propõe uma visada teórica sobre a arte reprodutível que dialoga com as exigências da nova temporalidade. Se os modos de produção artística são ampliados pelos avanços tecnológicos redimensionando o seu campo de atuação para formas de expressão mais modernas como o rádio, por exemplo; há aqui uma nova relação experimental entre o público e a obra, além de uma nova função intermediadora. A preocupação com o uso da técnica para fins totalitários, entretanto, fez o autor formular a exigência de uma politização da arte. Essa politização está presente em seu trabalho radiofônico com crianças que se articula ao compromisso do uso do aparato para o esclarecimento.

Palavras-chave : Reprodutibilidade Técnica; Política; Rádio; Infância; Esclarecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )