SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Children’s Time: childhood, aesthetics and politics in BenjaminValues of University Students Portugal/Brazil: socio-political dimension author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

MONTENEGRO, Juliana Azevedo; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa  and  BITTAR, Marilena. Representações Intermediárias na Aprendizagem de Situações Combinatórias. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e87693.  Epub Feb 12, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623687693.

No artigo analisa-se identificação, conversão e tratamento de registros em situações combinatórias. Foram realizados dois estudos: 1) de identificação de conversões e 2) com representações intermediárias entre registros em língua natural e em expressão numérica. Confirmaram-se hipóteses de maiores dificuldades na situação de combinação e na conversão para expressão numérica. Indicou-se representações intermediárias (árvore de possibilidades ou listagem sistematizada) para o ensino da Combinatória, entretanto, trabalhar com árvores resultou em melhores desempenhos - por terem mais congruência com expressões numéricas. Recomenda-se, assim, a intermediação de representações na identificação, conversão e tratamento de situações combinatórias.

Keywords : Identificação; Conversão; Tratamento; Situações combinatórias; Representações intermediárias.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )