SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1A Hora das Crianças: infância, estética e política em BenjaminValores dos Universitários Portugal/Brasil: dimensão sociopolítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MONTENEGRO, Juliana Azevedo; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa  y  BITTAR, Marilena. Representações Intermediárias na Aprendizagem de Situações Combinatórias. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e87693.  Epub 12-Feb-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623687693.

No artigo analisa-se identificação, conversão e tratamento de registros em situações combinatórias. Foram realizados dois estudos: 1) de identificação de conversões e 2) com representações intermediárias entre registros em língua natural e em expressão numérica. Confirmaram-se hipóteses de maiores dificuldades na situação de combinação e na conversão para expressão numérica. Indicou-se representações intermediárias (árvore de possibilidades ou listagem sistematizada) para o ensino da Combinatória, entretanto, trabalhar com árvores resultou em melhores desempenhos - por terem mais congruência com expressões numéricas. Recomenda-se, assim, a intermediação de representações na identificação, conversão e tratamento de situações combinatórias.

Palabras clave : Identificação; Conversão; Tratamento; Situações combinatórias; Representações intermediárias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )