SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Anthropology of Education: an introductionTransnational Care Constellations and Education: im/migrant children’s family ties across borders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

KOYAMA, Jill. Transmundificar: encontrar seu caminho nos espaços e negociar o eu no ensino on line. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e99889.  Epub June 16, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623699889.

Com base em dados de uma etnografia com duração de quarenta e dois meses acerca de redes de refugiados no Arizona, exploro a questão de jovens refugiados forjando identidades e espaços híbridos em contextos educacionais dos Estados Unidos. Ao utilizar a noção de abrir espaço (Das Gupta, 2006), demonstro como eles captam vídeos em webcam de um campo de refugiados ou música de seu país natal enquanto realizam tarefas de aula em um programa on line de recuperação de créditos ou disciplinas de Ensino Médio. Eles se envolvem naquilo que refiro como transmundificar, ou a prática de mediar identidades emergentes e encontrar seu caminho em mundos figurados (Holland; Lachicotte; Skinner; Cain, 1998) de aprendizagem de refugiado ao enfrentar práticas educacionais normativas e marginalizantes.

Keywords : Refugiados; Mundos Figurados; Recuperação on Line de Créditos; Abrir Espaço; Transmundificar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )