SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Transworlding: navigating spaces and negotiating the self in online schoolingPlaying School: female elementary school teachers’ stories of childhood games and post-feminist tomorrows author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

OLIVEIRA, Gabrielle. Constelações Transnacionais de Cuidado e Educação: laços de crianças i/migrantes com famílias transfronteiras. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e99891.  Epub June 16, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623699891.

Muitas vezes os pesquisadores educacionais se interessam pelas diferenças linguístico-culturais que os estudantes imigrantes trazem à escola, negligenciando a proeminência da cidadania legal e cultural para a formação da identidade e a participação em sala de aula. Além disso, em geral rotulam as crianças (i)migrantes como estudantes e aprendizes de língua inglesa ou, (mais raramente) bilíngues emergentes. Esta rotulação estreita dificulta evidenciar determinados aspectos das complexas vivências dos estudantes, com implicações importantes para a aprendizagem. Este artigo destaca evidências antropológicas para apresentar maneiras mais holísticas de representar e discutir as vivências de famílias imigrantes em um mundo globalizado. Este artigo questiona: como uma perspectiva antropológica sobre famílias transnacionais pode nos ajudar a compreender como a imigração modela a vida educacional das crianças? Assim, abordo como as constelações transnacionais de cuidado como abordagem metodológica contribuem para discussões continuadas sobre equidade e pertencimento em estudos no campo educacional.

Keywords : Transnacional; Cuidado; Família; Educação; Crianças.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )