SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Constelações Transnacionais de Cuidado e Educação: laços de crianças i/migrantes com famílias transfronteirasCulturas de Responsabilização em Educação Infantil no México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

CAMPBELL GALMAN, Sally  e  MALLOZZI, Christine A.. Brincar de Escolinha: relatos de brincadeiras infantis de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental e os amanhãs pós-feministas. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e99892.  Epub 16-Jun-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623699892.

Não apenas muitas garotinhas nos Estados Unidos e em outros lugares brincam de escolinha, mas, por vezes, ao crescerem, se tornam professoras, um ponto em que o relato de brincadeiras se escolinha assume uma nova função narrativa e discursiva. Por meio de teorias da narrativa e da performance e da análise de discurso, examinamos relatos de brincadeiras de escolinha contados como parte de um estudo qualitativo multilocal de histórias de vida de professoras norte-americanas dos anos iniciais do ensino fundamental graduadas recentemente e em formação. Analisamos estas narrativas com um olhar sobre a cultura pop e os tempos de menina a partir de meados da década de 1990 até seu final e outro sobre como o brincar de escolinha é colocado tanto em prática quanto discursivamente. Implicações para a preparação e a identidade profissional de professores, além da face sexista do trabalho docente, concluem o artigo.

Palavras-chave : Gênero; Professores em formação; Brincadeira; Histórias de Vida; Ensino de anos iniciais do ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )